quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Os tipos climáticos do mundo.

Clima Frio ou Subpolar.
Na transição entre o Polar e o Temperado está o Clima Frio ou Sub Polar.

Possui índice pluviométrico anual variado, que vai de 40 a 100 cm/ano, com grande variação da amplitude térmica. A temperatura durante o inverno só poderia ser negativa (-54°) e o verão chegando um pouco mais que a do polar, aproximadamente 20°C.
Neste tipo climático alem da Tundra é encontrada a Taiga também conhecida como pinheiro ou por outros como floresta Boreal.
Veja no mapa abaixo a localização deste tipo climático bem como a Taiga.


Reparem que mais ao norte da área destacada está o clima Polar.

Abaixo está representado uma imagem para você materializar a Taiga ou floresta de conífera.




Outra imagem.

 



As florestas de coníferas possuem um cliclo de crescimento mais demorado em virtude da influência climática rigorosa e em seu solo a pouca competição com vegetação rasteira e com outras espécies em seu parque arbóreo. Isso porque a folha possui uma cera que quando cai no solo eleva a acidez do mesmo impedindo assim algumas competições. Os vegetais que competem são os Liquens, musgos e pequenos arbustos de raiz superficial.

Uma adaptação ao clima é a forma das folha, conhecidas como aciculifoliadas, folhas finas na forma de agulha. Elas servem para diminuir a transpiração feita pela respiração celular evitando assim perder água para a atmosfera, pois o solo permanece em parte congelado e suas raizes não conseguem capturar muita água. Boa parte destas folhas são perenes permanecem na planta durante a estação seca aguardando a chegada de uma nova primavera ou verão para uma nova ativação da fotossintese. Embora este tipo vegetal seja mais presente neste tipo climático (subpolar) encontramos espécies parecida no Brasil na região sul, o nosso pinheiro tão desejado em épocas natalinas.

Coelhos, lebres, ursos pardos, lobos, raposas, pica-paus e os falcões constituem um pequeno exemplar da fauna e flora da região.




Nenhum comentário: