segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Os tipos climáticos do mundo.

O Clima Temperado.
Este tipo climático ocorre nas latitudes que variam entre 25° e 30º, sendo dividido em três: Temperado Mediterrâneo, Temperado oceânico e Temperado continental.

Temperado Mediterrâneo - Seu nome é dado pela sua principal localização que é em torno do Mar Mediterrâneo. Mas alguns autores também atribuem a outras localidades este clima, como por exemplo na costa oeste dos EUA (Costa da Califórnia). Possui verão e inverno bastante caracterizado. O verão é muito quente sendo está época a mais seca. No inverno as temperaturas abaixam mas nunca ficando abaixo dos 8° a 9°. Por estar proximo a um mar o efeito da maritimidade está presente o que garante uma baixa amplitude térmica anual.
No mapa abaixo está delimitado geograficamente a localização do Temperado oceânico. Perceba que este clima não está só em volta do Mar Mediterrâneo.


Temperado Oceânico - Se estamos falando de um clima Oceânico, sua localização está ao longo do litotal e isso significa que está sob a influência de correntes marítimas e massas de ar. Este tipo climático possui elevadas precipitações anuais. Possui um verão moderado com temperaturas variando entre 15° e 23° e invernos com temperaturas médias de 6°. Está situado na parte ocidental da Europa, e na época do inverno a corrente do Golfo que é quente chega até esse litoral fazendo com que as temperaturas fiquem num limite aceitável, ou seja, não muito baixas. Está presente em outras localidades como: noroente dos EUA e sudoeste do Canadá, litoral do Chile, sudeste da Austrália e parte da África do Sul.
Veja no mapa abaixo sua localização.



Temperado Continental - Sofre efeito da continentalidade, por isso apresenta uma elevada amplitude térmica anual. (AT= Tmax-Tmin). Possui no verão médias de 20 a 25° e inverno com temperaturas chegando a 0°, em outras regiões pode chegar a -5°.
No mapa abaixo está destacado o Temperado Oceânico e o Continental.




De uma forma geral o clima Temperado possui índice pluviométrico em torno de 75 a 100 cm por ano e com um solo com bastante nutrientes. Este clima possui as quatro estações bem definidas ao longo do ano. Sua floresta, a Temperada, é palco de inúmeros cartões postais, pois suas folhas adquirem várias tonalidades; laranja, amareladas, vermelhas e lógico verdes. Isso ocorre sobretudo na época do outono, quando estão se preparando para enfrentar o rigoroso inverno.

Veja no mapa a localização da Floresta Temperada no mundo.

Selecionei uma foto desta floresta para mostrar sua perfeição. Veja: Washington - EUA.


Vale lembrar também que existe uma diferença entre as árvores desta floresta, algumas perdem as folhas durante o inverno, por isso são chamadas de cadicufólias, outras já não perdem e são chamadas de perenifólias.

Nenhum comentário: