Pular para o conteúdo principal

GEOPOLÍTICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geografia física

A Geografia Física é uma vertente voltada para a análise dos elementos naturais do espaço terrestre. Ela aborda as características da Terra, sua dinâmica e elementos naturais, tais como o clima, relevo, geologia, topografia, vegetação, hidrografia, entre outros.

É importante elucidar que a Geografia Humana e a Geografia Física estão diretamente relacionadas, visto que os aspectos naturais influenciam os aspectos humanos e vice-versa. Portanto, a junção dessas duas áreas de estudo é responsável pela análise da organização do espaço geográfico, que é o principal objeto de estudo da Geografia.

A Geografia

A Geografia é uma ciência humana, ou seja, ela investiga os fenômenos que se relacionam aos seres humanos e às suas práticas. Mais do que isso, a Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico. E o que é espaço geográfico? É onde se manifestam os fenômenos sociais. Esse espaço é construído e transformado pela ação humana: seja com a instalação de indústrias, organização das práticas agrícolas, construção de cidades ou até mesmo com o desvio de leitos de rios ou construção de barragens para diversos fins. Podemos dizer, também, que o espaço geográfico é fruto da interação humana com a natureza, uma vez que ele se manifesta a partir das ações antrópicas através da utilização e exploração dos recursos naturais. Para controlar, planejar e elaborar suas práticas sobre o meio é preciso estabelecer a sua compreensão, através do entendimento de como a natureza se comporta em seus mais diversificados aspectos. Para isso, torna-se importante o estudo do relevo, da distribuição das flores…